Home » Alunos do campus de Acaraú do IFCE realizam manifestação por melhorias na infraestrutura da unidade

Alunos do campus de Acaraú do IFCE realizam manifestação por melhorias na infraestrutura da unidade

Alunos do campus de Acaraú do IFCE realizam manifestação por melhorias na infraestrutura da unidade

Na última quarta-feira, 27, foi realizado um ato do movimento estudantil no campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Conforme os alunos dos Centros Acadêmicos e do Diretório Acadêmico, os mesmos estão lutando por melhoras estruturais no prédio do campus. “Temos até mesmo o teto do átrio com risco de cair, que foi o estopim do nosso movimento. Estamos cobrando dos nossos governantes aquilo que é nosso, qualidade de vida dentro da universidade deve ser assegurada por eles”, frisou um manifestante.
Segundo os alunos, o sentimento é de indignação e ressaltam a importância da manifestação pela mudança. “Passamos a faculdade toda estudando disciplinas que falam de aprendizagem, didática, metodologias e história da educação. Somos conscientes que as maiores mudanças vieram de lutas que começaram que nem a nossa”, ressaltou o manifestante.
Segundo os alunos, o campus não tem internet de qualidade, nem mesmo na biblioteca, não tem uma área de descanso e a nossa única área de convivência era o átrio, agora, interditado.
Além disso, não há um laboratório de informática voltado somente para realizar pesquisas rápidas ou mesmo estudar no tempo livre e não há também restaurante universitário. “Como podemos nos sentir pertencentes à universidade se o ambiente não é acolhedor estruturalmente, se existe ansiedade sobre a estrutura cair nas nossas cabeças, se por muitas vezes é melhor ir para casa para estudar por causa da internet?”, questionou o manifestante.
Segundo os alunos, o movimento demonstra insatisfação coletiva. “Nós temos um campus lindo, mas precisamos cuidar para fazer reparos constantemente, para deixarmos ele cada vez melhor, para diminuir o índice de evasão, para chamarmos mais atenção para os nossos cursos. Precisamos deixar uma herança para os próximos alunos do IFCE, inclusive para os novos cursos que vão abrir já previstos para o próximo ano. Como teremos novos cursos, se a estrutura não é provedora nem para os que já temos? São perguntas que fazemos constantemente”, destacou o manifestante.
Os alunos questionam que precisam de um espaço físico confortável para saúde física e mental no campus. “Tudo precisa de cuidado para viver mais, nosso campus precisa de manutenção constante, precisa de verba e é por isso que estamos lutando com força e união. Estou muito orgulhosa de todos nós IFCE Acaraú. Ontem foi cansativo pra todos que colaboraram com o movimento, mas tenho certeza que vamos deitar com um orgulhinho de nós mesmos, por ter dado a cara a tapa, fizemos nossa parte e a de muitos outros. E saibam, que vai ter dias que será desanimador, mas daremos força uns aos outros, porque juntos somos mt mais fortes! Tá só começando. Isso é uma luta de todos nós Juntos!”, relatou um dos manifestantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Fale com Fábio Costa...